quinta-feira, 2 de junho de 2011

Melvin Jones: O Fundador do Lionismo


Nasceu Melvin Jones em 13 de Janeiro de 1879, em Forth Thomas, nas montanhas Gila do Estado de Arizona e morreu em Flossmore (Illinois) a 1 de Junho de 1961.

Foi como sócio do Business Circle de Chicago que Melvin Jones se apresentou na Convenção de Dallas, de 8 a 10 de Outubro de 1917, perante os delegados de 27 Clubes de negócios dos Estados de Arkansas, Califórnia, Colorado, Illinois, Lousiana, Missouri, Oklahoma, Tenesse e Texas, a defender a extinção daqueles Clubes para dar lugar a outros cuja finalidade fosse a prestação de serviços desinteressados à comunidade e não a prestação de favores entre os seus sócios, a defender que os sócios desses novos clubes seriam homens de todas as profissões e não apenas homens de negócios, a defender que os Clubes presentes deveriam fundir-se numa Associação à escala nacional e, logo que possível, à escala internacional.

A partir de 1926, Melvin Jones deixa a sua empresa seguradora e passa a dedicar-se, a tempo inteiro, ao cargo de Secretário-Tesoureiro da Associação Internacional de Lions Clubes.

Lions Internacional confere-lhe em 1950, quando os Lions já são mais de 400.000, o título de Secretário-Geral. E em 1958, torna-se Secretário-Geral e fundador.

Estas distinções não mudam o homem que foi até à sua morte. A maior emoção da sua vida, ele próprio o confessa, sentiu-a quando a sede de Lions Internacional se transferiu para o importante edifício de Michi- gan Avenue de Chicago.

A sua grande colaboradora foi sua mulher Rosa Armanda Freeman Jones, cuja memória é dever de todos os Lions honrar dignamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário