quinta-feira, 2 de junho de 2011

História do Leonismo no Brasil


No dia 16 de abril de 1952, estabeleceu-se o Leonismo no Brasil com a fundação do primeiro clube, que foi o Lions Clube do Rio de Janeiro, hoje, Lions Clube do Rio de Janeiro-Centro.
De acordo com a deliberação da II Convenção Nacional de Lions Clubes, em S. Paulo (1955), o dia 16 de abril é o "Dia do Leonismo Nacional" porque nesta data se deu a fundação do primeiro clube no Brasil, o do Rio de Janeiro.

Os três primeiros clubes fundados no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Armando Fajardo, o Leão número 1 do Brasil é fundador do Lions Clube do Rio de Janeiro e o primeiro Conselheiro Internacional do Brasil. O Leão número 1 de São Paulo é Floriano Peixoto Santos, fundador do primeiro clube de São Paulo, o Lions Clube de São Paulo - Centro.

Dois Leões Brasileiros foram eleitos Presidentes de Lions Clube Internacional. São Eles:
João Fernando Sobral, do Lions Clube de São Paulo-Belém, que fora governador do Distrito L-4 em 1964/65 e Diretor Internacional em 1969/71.
Em 1976, na Convenção de Honolulu, Sobral foi eleito Presidente de Lions Clube Internacional, constituindo-se, assim, no primeiro brasileiro a ocupar o mais elevado cargo de Leonismo Internacional.
Augustin Soliva, do Lions Clube de São José dos Campos-Centro, foi governador do Distrito L-16 em 1974/75 e Diretor Internacional em 1980/82.
Em 1996, na convenção de Montreal, no Canadá, foi eleito e empossado como o segundo brasileiro a ocupar o cargo mais elevado do Leonismo Internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário