quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Perfil Histórico do Lions Clube de Acaraú


No dia 06 de Maio de 1979, trinta e cinco cidadãos de Acaraú se reuniram no Clube Recreativo Dramático Familiar, a fim de iniciarem, juntos, uma nova experiência em suas vidas e na vida da comunidade acarauense.

Sob a liderança do saudoso Meritíssimo Divaldo Aderaldo de Oliveira, estes homens: médicos, bancários, comerciantes, funcionários públicos, o vigário, enfim, pessoas das mais variadas atividades profissionais, estabeleceram o Lions Clube de Acaraú, que tem como Clube Padrinho o L.C. de Itapipoca, que na época tinha como presidente o CL João Clímaco de Almeida, que ocupou o cargo de Instrutor Chefe do TG de Itapipoca  e é o padrinho físico do L.C de Acaraú.

Cremos não ser demais dizer que o Lions Clube de Acaraú, desde a sua origem tem caminhado na linha de vanguarda do Movimento Leonistico do Ceará. Seus sonhos sempre foram ousados. É exatamente o que mais impressiona ao pesquisarmos a sua trajetória.

Para não deixar duvidas sobre a afirmativa feita, recordamos de passagem, o que certamente não passou despercebido àqueles que atentos, acompanham os esforços do desenvolvimento do Acaraú.

A construção da Escola de Artesanato, a vinda da Fundação SESP para o Vale do Acaraú, a restauração da Histórica Igreja de Almofala, a Biblioteca Infanto-Juvenil da Escolinha.

Adotando os princípios éticos e as normas de organização da Associação Internacional de Lions Clubes, Clube de serviço fundado em 1917 em Chicago nos Estados Unidos, nos propusemos a dedicar uma parcela de nossa capacidade de trabalho e de nosso tempo a serviço da comunidade. Não para reformar o mundo nem para distribuir esmolas, mas para demonstrar que o esforço conjugado e espontâneo de homens de boa vontade, pode resolver ou, pelo menos, ajudar na solução de alguns dos problemas de nossa comunidade.

Esta jornada Leonistica, que se iniciou em 06 de Maio de 1979, marcou não somente aos Leões e domadoras que dela participa, mais a toda comunidade acarauense.

Graças à ousadia e à liderança dos Companheiros, Companheiras e Domadoras que fizeram e fazem o Lions Clube de Acaraú, ele conseguiu lugar de destaque e respeito na sua trajetória. Podemos destacar momentos de grandeza e de entusiasmo, com campanhas inesquecíveis e grandes realizações, sediando duas convenções distritais (em nível de Ceará), quando não tínhamos estrutura hoteleira, mais contávamos com algo maior: a receptividade e a hospitalidade dos acarauenses, que cederam para os Companheiros e Domadoras Convencionais.

Houve também momentos de tristezas, de incertezas e, de te mesmo, esfacelamento de seu quadro social. Tristeza quando vimos muito dos nossos Companheiros Leões e Domadoras afastarem-se do Clube; incertezas, quando observamos companheiros desmotivados ou negligenciando com suas presenças e ajudas; esfacelamento quando por incompreensão, companheiros rebelaram-se afastando-se do Clube. Mas isto, entendemos fazer parte da vivencia e convivência humanas.
Conforta-nos, contudo, observar que, apesar dos ventos e ventanias o clube tem uma extensa folha de realizações.


Fonte: Boletim Informativo n° 6 - Maio/2004 - Leão do Acaraú

Nenhum comentário:

Postar um comentário